13 Dicas Para Você Aumentar a Sua Produtividade
Vivemos um tempo de produtividade supostamente alta, mas com pouca eficiência: muita ação sem satisfação. Trabalho virtual, presença permanente, mistura entre vida profissional e pessoal. De fato, o trabalho está sempre em todo lugar. Dessa forma, é quase impossível aumentar a produtividade.
Para aumentar a produtividade efetivamente, devemos aplicar algumas estratégias eficazes em nosso dia a dia.
Para ajudar você a entender mais sobre como aumentar a produtividade, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Mas o que é produtividade?
Do ponto de vista puramente econômico, a produtividade nada mais é do que a relação entre esforço e lucro. Ou, resumindo: produtividade = resultado (produto) dividido pelo esforço (insumo).
No trabalho diário, a produtividade refere-se ao número de produtos fabricados em uma hora de trabalho.
Existem vários termos que são usados como sinônimo de produtividade. Esses incluem…
- Economia
- Lucratividade
- Zelo pelo trabalho
- Energia
- Desejo criativo
Portanto, quanto maior a quantidade de trabalho executada em uma hora, mais produtivo é o funcionário.
13 dicas para aumentar a produtividade
Livros inteiros podem ser preenchidos com dicas de produtividade. Aqui, eu reuni as melhores e mais testadas dicas para aumentar a produtividade, para que você não fique ocupado lendo por semanas, mas possa começar a implementá-la rapidamente.
Contudo, você não precisa implementar tudo imediatamente. Encontre as sugestões e ideias que funcionam melhor para você. Experimente técnicas diferentes e compare os resultados.
1 – Definir prioridades claras
É o clássico absoluto para aumentar a produtividade: quem define prioridades claras e as adere, cria mais e melhora os resultados. Essa é a única maneira de você se tornar o mestre de uma infinidade de tarefas que devem ser realizadas todos os dias.
Se você não definir prioridade, você pode até conseguir acabar as tarefas do dia, mas levará muito mais tempo do que se tivesse seguido esse conselho.
Portanto, estabeleça um sistema para definir prioridades de acordo com as quais você possa executar tarefas na ordem apropriada.
2 – Crie listas de tarefas
A lista de tarefas também é muito popular para aumentar a produtividade. Anote todas as coisas que você ainda precisa fazer – isso não precisa necessariamente ser apenas profissional, mas também pode ser estendido à esfera privada.
Dessa forma, você sempre tem uma visão geral e, juntamente com as prioridades mencionadas acima, pode processar produtivamente a lista de tarefas.
3 – Planeje com antecedência
A falta de planejamento e surpresas desagradáveis podem prejudicar a produtividade. Portanto, você deve criar um plano para seus dias úteis ou para a semana inteira.
O que precisa ser feito? O que você tem que pensar? Quais são os requisitos? Quem está envolvido? Com uma programação diária detalhada, você garante uma melhor estrutura e organização, o que melhora sua produtividade.
4 – Anote suas ideias
Há duas boas razões para anotar suas ideias: antes de tudo, muitas coisas são esquecidas porque nos dedicamos a outras. De repente, a boa ideia se foi e você simplesmente não sabe o que queria fazer. Escrever evita essa perda de pensamentos valiosos.
Por outro lado, pensamentos que ficam rolando na cabeça podem prejudicar a produtividade porque você não está completamente envolvido com a tarefa atual.
Se você colocar seus pensamentos no papel, poderá lidar com eles mais tarde com a consciência limpa e agora terá a cabeça limpa para a tarefa atual.
5 – Use timeboxing
O Timeboxing remonta ao gerenciamento de tempo e ajudará a estruturar melhor as tarefas e aumentar a produtividade.
Isso se baseia em um conceito simples: em vez de simplesmente começar a trabalhar, você define uma janela de tempo para suas tarefas, a chamada caixa de tempo.
Em seguida, permaneça focado durante todo o tempo definido. Dessa forma, você pode conciliar tempo e tarefas e trabalhar produtivamente.
6 – Siga a regra de 2 minutos
Muitos trabalhadores acham que a lista de tarefas aumenta com o dia e não fica mais curta. Se isso acontece, algo certamente está errado.
É melhor para a produtividade se você seguir a regra dos 2 minutos. Ela diz que se uma tarefa pode ser realizada em menos de dois minutos, essa deve ser realizada imediatamente.
Isso significa que pequenas tarefas não se acumulam, mas dão a sensação de que você já alcançou muito – o que novamente aumenta a produtividade.
7 – Impedir a procrastinação
Talvez o pior inimigo da produtividade seja a procrastinação. As tarefas são adiadas, tudo é deixado para fazer mais tarde e iniciar o trabalho é cada vez mais difícil.
Diga não a procrastinação e treine-se para iniciar tarefas imediatamente. Pode ajudar a dividir grandes desafios em tarefas menores. As experiências de sucesso ocorrem mais rapidamente e é mais fácil começar do que adiar.
8 – Parar a multitarefa
Um equívoco comum é que a multitarefa o torna produtivo. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Se você faz dez coisas ao mesmo tempo, não faz nada direito, leva muito mais tempo, comete erros e perde sua própria produtividade.
É melhor optar por tarefas únicas. O lema é: enfrentar uma tarefa de cada vez.
9 – Adapte-se ao seu ritmo diário
Quando você trabalha melhor e é particularmente produtivo? A resposta para isso pode ser diferente para cada funcionário.
Alguns começam particularmente de manhã cedo e alcançam muito, outros só melhoram durante o dia e têm seu pico à tarde. Se você conhece sua cronobiologia, pode usá-la para o seu dia útil e ajustar sua produtividade de acordo.
10 – Traga variedade ao seu trabalho
A mesma mesa, as mesmas paredes, as mesmas fotos. O mesmo ambiente dia após dia. Tanta monotonia prejudica a produtividade.
Faça mais variedade no trabalho e traga nova produtividade ao seu dia com uma mudança de cenário. Você não precisa renovar o escritório imediatamente. Trabalhe fora no verão, use trabalho móvel em um café ou, pelo menos, troque de mesa.
11 – Eliminar distrações
Muita produtividade é perdida porque estamos distraídos – e gostamos de nos distrair. Um pouco de conversa com seu colega, uma rápida olhada no Facebook e Instagram e lá se foi uma hora de trabalho.
Portanto, elimine as distrações. Quando você estiver em uma tarefa, desative as notificações do seu celular (principal vilão).
Tire as notificações por e-mail para silenciar, ligue o telefone na secretária eletrônica e bloqueie o acesso aos sites de mídia social por uma hora, se necessário, se isso ajudar você a ser mais produtivo.
12 – Deixe sua zona de conforto
Ninguém disse que é fácil aumentar a produtividade. Infelizmente, é frequentemente o oposto. Maneiras melhores e mais produtivas de trabalhar geralmente estão fora da sua zona de conforto. Atreva-se a deixá-las, tente coisas novas e desafie a si mesmo.
13 – Faça mais exercício
Ficar na frente da tela por oito, nove ou dez horas por dia não é uma maneira adequada de produtividade. Em vez disso, faça seu corpo funcionar e faça mais exercícios em seu trabalho diário.
Isso pode ser feito com uma mesa de altura ajustável que permite trabalhar em pé ou caminhar durante os intervalos. Isso garante melhor circulação sanguínea, pensamentos mais criativos, melhor humor e promove a saúde e a produtividade.
Gostou de saber mais sobre como aumentar a produtividade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Conclusão
É duro de ouvir mas é a realidade.
Você precisa se desconectar de tudo que drena sua atenção quando estiver trabalhando, isso faz toda a diferença.
Comece a executar as dicas que eu te passei aí em cima e me conta aqui depois como foi.
Deixe um comentário