O Que É O Google Ads E Como Usá-lo
Em suma, você quer saber como usar o Google Ads? De fato, o Google Ads é a ferramenta certa para destacar seu site nos resultados de pesquisa. Contudo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a essa ferramenta poderosa.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como usar o Google Ads, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é o Google Ads?
Em suma, o Google Ads é uma ferramenta online para exibir anúncios online na Pesquisa do Google e na rede de exibição. Com os anúncios de pesquisa, você pode alcançar clientes em potencial exatamente no momento em que eles mostram interesse em seus produtos e serviços.
A publicidade no Google existe há quase 20 anos. No entanto, desde que o serviço foi lançado em 2000 (na época ainda o Google Adwords), muita coisa mudou.
Embora inicialmente apenas anúncios na Pesquisa do Google fossem possíveis, o Adwords também foi integrado à plataforma de vídeo YouTube em 2012. Além de banners publicitários, também é possível colocar anúncios em aplicativos.
Com o Google Ads, você pode alcançar seu público no momento certo e pagar apenas quando um usuário clica no seu anúncio online.
Isso funciona de forma muito simples: você cria anúncios de pesquisa diferentes e determina os termos de pesquisa apropriados aos quais seu anúncio se encaixa.
De fato, o pagamento é feito apenas por clique, não no caso de uma sobreposição. Este modelo de publicidade oferece enormes vantagens, especialmente para pequenas e médias empresas.
De fato, com o Google Ads, você pode exibir imediatamente seu site nas primeiras posições sem o investimento de longo prazo em otimização de mecanismos de busca. Esta forma de publicidade é, portanto, ideal para começar imediatamente e ver resultados.
É possível colocar publicidade do Google em qualquer lugar?
Através do Google Ads, a publicidade pode ser colocada em vários serviços e ecossistemas do Google.
Além da colocação de anúncios em texto e vídeo, o Google Ads também oferece a chamada rede de exibição e a área de Anúncios de Compras.
Na rede de exibição, como anunciante, você pode anunciar sua própria empresa e seus serviços ou produtos com seus próprios banners ou anúncios de exibição responsivos em muitas páginas grandes e relevantes para o tópico.
Novamente, o pagamento só é feito se um banner tiver sido clicado.
Quanto custa a publicidade do Google?
De fato, as perguntas de todas as pessoas relacionadas à publicidade do Google. Quanto custa o Google Ads e com que orçamento posso alcançar quais sucessos?
No entanto, uma resposta para isso não é tão fácil, porque os custos dependem de muitos fatores, como a situação competitiva ou a qualidade do anúncio.
1. Fator de custo: A palavra-chave
O principal fator de custo no Google Ads é a palavra-chave selecionada. Dependendo do termo de pesquisa, a situação competitiva é muito diferente.
Por exemplo, a palavra-chave “marketing digital” é mais cara do que a palavra-chave “o que é marketing digital”. Quanto mais forte a concorrência, maiores são os preços que um anunciante deve oferecer para ser listado em posições mais altas.
2. Fator de custo: O CPC máximo
De fato, para cada palavra-chave, você pode definir um preço máximo de clique (máx. CPC) que você está disposto a pagar por um clique.
Você nem sempre precisa pagar o preço mais alto por clique para ser listado na posição 1. Se o fator anúncio for muito bom, é bem possível que você pague menos por clique para a posição 1 do que o concorrente.
3. Fator de custo: A landing page
Além disso, há a relevância da landing page (página de destino). Quanto maior a relevância entre a palavra-chave e o conteúdo da página, melhor isso afeta o chamado fator de anúncio (fator de qualidade). Esse valor indica em uma escala de 1 a 10 o quão bem o Google classifica a qualidade do anúncio.
Controle total de custos e transparência
Uma grande vantagem do Google Ads é o limite de custo individual que pode ser definido para cada campanha. Isso garante que apenas quanto orçamento você tiver disponível.
Uma campanha publicitária pode ser executada com um orçamento de tempo de execução ou com um orçamento diário contínuo. O que exatamente isso significa deve ser ilustrado por dois exemplos:
Variante 1 – Campanha com um orçamento de vencimento de 100 reais:
Esta campanha publicitária só está disponível no período especificado (ex. 10 de janeiro a 20 de fevereiro). O orçamento é distribuído ao longo do período especificado. É assegurado que não sejam gastos mais de 100 reais. O orçamento máximo que você está disposto a pagar.
Variante 2 – Campanha com um orçamento diário fixo de 10 reais:
Esta campanha publicitária será executada continuamente a partir da data de início. Um máximo de 10 reais por dia é devido. Campanhas contínuas são ideais para campanhas de branding e mudança para suas próprias palavras-chave, como o nome da empresa.
Mas: Se menos pesquisas e cliques forem feitos para suas palavras-chave/termos de pesquisa, é bem possível que o valor realmente gasto por dia ou em todo o prazo seja menor do que o especificado.
Existem várias ferramentas no mercado com as quais você pode descobrir rapidamente os preços de uma palavra-chave específica. Isso é importante no planejamento orçamentário. Porque é uma grande diferença se o preço médio do clique é de vários rea9s ou na faixa de centavos mais baixa.
Determine os preços das palavras-chave com o Google Keyword Planner
Com o Keyword Planner, você pode exibir fácil e rapidamente os dados de custo e estimativas para suas próprias palavras-chave. Você pode recorrer a previsões futuras (valores estimados) ou valores medidos anteriores.
Isso ajuda a avaliar a situação competitiva e os preços que você tem que pagar por clique pelas posições superiores.
O Planejador de Palavras-chave do Google Ads é a principal ferramenta para analisar e pesquisar termos de pesquisa. No entanto, para usar a ferramenta, é necessário ter uma conta do Google Ads e uma campanha ativa do Google Ads.
Para uma análise mais detalhada, o Google Ads oferece a possibilidade de baixar as palavras-chave com os dados associados como um arquivo CSV.
Com ferramentas como Microsoft Excel ou OpenOffice, os dados CSV podem ser rapidamente importados, analisados e editados.
Isso pode economizar muito tempo na pesquisa de palavras-chave, porque você pode classificar os dados com alguns cliques, por exemplo, por preço de clique ou situação competitiva.
Além do planejador de palavras-chave do Google, também existem inúmeras outras ferramentas e provedores que exibem o CPC médio gratuitamente ou por uma taxa.
Como usar o Google Ads?
Para saber como usar o Google Ads, você precisa entender mais sobre os diferentes formatos de anúncios disponíveis.
Anúncios de texto
Anúncios de texto podem ser criados muito rapidamente e sem muito esforço, porque não é necessário criar um meio de publicidade (gráfico/vídeo) primeiro. Um anúncio de texto sempre consiste em três componentes padrão: o título do anúncio, a URL exibida e o texto da descrição.
Além disso, os anúncios de texto também podem ser enriquecidos com informações adicionais, como número de telefone, classificações ou outros links individuais. Extensões podem aumentar a taxa de cliques. Outro ponto positivo é o gerenciamento rápido e fácil dos anúncios de texto.
Título do anúncio
De fato, o título do anúncio deve comunicar claramente o que exatamente está em jogo. Em síntese, se um usuário pesquisou pelo Hotel X, essa palavra-chave também deve ser escolhida.
Um anúncio de texto pode ter até três títulos de anúncios, cada um com até 30 caracteres. Cada título é separado por uma barra vertical (“|”).
URL final
A URL final é o link da landing page para a qual você será redirecionado quando clicar no anúncio. Essa landing page também é chamada de página de destino.
Este link não é visível para os usuários. Em vez disso, o nome de domínio é exibido diretamente abaixo do título.
Texto da descrição
No campo de texto livre, você pode descrever seus produtos e serviços com mais detalhes. Por que um usuário deveria vir até você? Que valor agregado o produto tem? Duas linhas de texto com 90 caracteres cada estão disponíveis para isso. Estes são separados por um ponto.
Anúncios responsivos
De fato, com os chamados anúncios responsivos, você pode colocar publicidade em quase todos os espaços publicitários da rede de exibição no Google. O Google adapta os anúncios de acordo com o espaço de publicidade.
Para que isso seja possível, você deve primeiro depositar vários ativos. Isso inclui o título do anúncio, descrição, imagens e logotipos.
Em suma, a vantagem é óbvia: você define diferentes títulos, descrições e imagens de anúncios no início e o Google cria os anúncios automaticamente.
Assim, você não precisa criar um anúncio separado para cada espaço publicitário e os anúncios são perfeitamente inseridos nos respectivos posicionamentos.
A imagem é exibida
Em suma, anúncios de imagem são banners publicitários clássicos, como você os conhece em vários sites na Internet. De fato, isso permite que você apresente seus próprios produtos e serviços visualmente atraentes – como gráficos estáticos ou interativos. Os formatos típicos são JPG e GIF.
Gostou de saber mais sobre como usar o Google Ads? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Deixe um comentário