5 Principais Gatilhos Mentais – Persuasão e Vendas
A internet tornou-se um importante canal de vendas. Assim sendo, você precisa aprender e colocar como prioridade na hora de criar seus conteúdos e páginas de vendas os 5 principais gatinhos mentais.
Aplicando esses gatilhos mentais, você vai notar a diferença nos seus resultados.
Vai te ajudar a ampliar suas possibilidades de vendas!
Importância de usar gatilhos mentais
Psicologia e marketing estão intimamente ligados. Quando você aprende como despertar um desejo imenso no seu público, vai notar o poder desses gatilhos mentais refletidos no seu resultado.
Neste sentido, há alguns “truques” que levam automaticamente a mais vendas, independentemente de quais produtos você vende ou qual é o seu público-alvo.
A seguir, listamos 5 principais gatinhos mentais para você, que respondem diretamente ao seu cliente.
Aproveite-os e aplique-os!
1. Escassez
Um gatilho mental de vendas bem conhecido é o da escassez. Quando apenas um pequeno número de um determinado produto pode ser encomendado, o cérebro faz algo com o consumidor.
Naquele momento, as pessoas são motivadas a comprar algo. A partir da ideia que, de outra forma, perderão a oportunidade. Pense nas crianças: quando você diz a uma criança que ela não deveria ter algo, ela irá querer aquilo ainda mais.
Deste modo, ao postar uma mensagem para produtos com pouco estoque, como “Seja rápido, há apenas alguns produtos disponíveis”. Você garante que o visitante em dúvida fará o pedido do produto em questão com mais rapidez.
Este tipo de estratégia também funciona bem para comunicar prazos de ofertas. Assim sendo, informe o seu público-alvo até quando uma determinada oferta for válida. Para que os visitantes da sua loja online sintam que devem agir rapidamente se quiserem chegar a tempo.
Um exemplo deste gatilho mental é o Booking.com. Este site adota uma abordagem muito inteligente ao declarar que “só resta 1 quarto vago”.
Assim sendo, este é certamente um dos principais gatinhos mentais, que você poderá aplicar executando um cronômetro junto com as ofertas no site, mostrando o tempo para aproveitar uma determinada oferta, ou ainda, destacando o número de unidades restantes!
2. Influência social
Um exemplo famoso deste gatilho mental? Gostamos de escolher um local para comer pelo número de pessoas que já estão no restaurante. Isso ocorre, pois, o fato de já haver outras pessoas já indica que a comida é boa. É uma prova de influência social!
Neste sentido, em nossa atual sociedade, determinamos o que é bom ou ruim com base na opinião de outras pessoas. Isso desempenha um papel importante, especialmente no comportamento de compra online. O que os outros estão fazendo? O que é ou não é permitido?
Se a maioria pensa que algo está bem, isso será justificado. Saiba que a prova social se torna ainda mais importante em situações incertas. Quando as pessoas não sabem qual é a melhor opção, buscam confirmação de outras pessoas. Por exemplo, pense em procurar análises de produtos.
Neste sentido, se você quer vender o seu produto para o seu público-alvo, então, mostre aos seus potenciais clientes o número de clientes satisfeitos que já compraram o mesmo produto de você.
Com isso, há uma chance maior de que estes potenciais compradores sigam os passos de um cliente existente, que já está satisfeito com os resultados!
Portanto, para você, como empreendedor online, vale a pena desencadear esse comportamento em seus clientes, através do gatilho mental da influência social.
Mas, como você pode fazer isso? Um exemplo super prático é tornar as avaliações visíveis em sua loja virtual, de preferência com fotos do cliente usando o produto em questão, ou ainda, colocando depoimentos de clientes em sua página “Sobre nós”.
3. Aversão à perda
As seguradoras ficam felizes em responder ao nosso medo. Elas construíram um negócio próspero desde o século 17, totalmente baseado na aversão à perda, que é um dos principais gatinhos mentais da história da humanidade.
Assim sendo, estas empresas apontam os perigos de tempestade, roubo, quebra de vidros, incêndio, mas, ao mesmo tempo, eles nunca dizem a você como é pequena a chance de sua casa realmente pegar fogo.
Eles focam sua atenção inteiramente nos riscos, para que você não se detenha nas estatísticas. Da mesma forma, você também pode e deve usar este gatilho mental quando o cliente não usa seu produto ou serviço ainda.
A chave do gatilho mental da aversão à perda está em um fato psicológico: as pessoas gostam de ganhar, mas acham muito pior perder algo que já conquistaram.
Assim sendo, para trabalhar com isso, é uma questão de formular a sua mensagem de marketing. Não diga “ganhe dinheiro”, mas sim, diga “pare de perder dinheiro”.
Você gostaria de mais assinaturas para o seu boletim informativo? Então, não diga que seus clientes “ficarão atualizados com as principais informações”, mas sim, diga a eles que “eles não perderão nenhuma notícia importante”.
Da mesma forma, em seu site, não fale sobre os benefícios de seu produto ou serviço, mas sim, sobre o que seus clientes perdem por não escolherem seu produto ou serviço.
4. Reciprocidade
Se alguém faz algo por você, você precisa retribuir. Este é o princípio de outro dos principais gatinhos mentais! Isso é algo que todos aprendemos na escola?! Afinal, não queremos ser considerados uma pessoa ingrata, um mendigo ou alguém que não paga suas dívidas.
Assim sendo, essa tática de vendas é inestimável. Na verdade, ela é tão poderosa que pode comandar trocas desiguais. Por exemplo, imagine que você está em uma exposição e ganha um refrigerante, então, você terá o impulso de comprar uma lembrança na loja do museu.
Da mesma forma, você também pode aplicar esse princípio em sua empresa. No entanto, ele é mais forte do que você jamais poderia imaginar. Isso porque, o princípio de “dar e receber” está inserido em nossas ações diárias.
Portanto, ao fazer algo por alguém, você pode despertar um sentimento de culpa nessa pessoa. Você nem precisa dar a ele algo tangível. Hoje, informações úteis e de qualidade já são inestimáveis no mercado online.
5. Autoridade
Fomos criados para ter respeito por pessoas que têm autoridade. E, as pessoas com autoridade sempre estiveram certas. Ou achamos que sim.
O exemplo perfeito são os comerciais de TV. Um especialista explica porque se deve usar um produto. Não, você não precisa necessariamente fazer um vídeo no qual proclama o quão bom é o seu produto.
Neste sentido, adote uma abordagem diferente, por exemplo, citando fontes autorizadas para o benefício de seus produtos. Deste modo, você poderá se posicionar como um especialista dentro do seu nicho. Coisas como a roupa certa e o uso adequado de palavras melhoram sua aparência.
Conclusão
Como você pode usar os principais gatinhos mentais no seu site para vender mais?
Para começar, você poderá aplicar estes gatilhos mentais nos principais problemas do seu público-alvo.
Para isso, você certamente precisa conhecer bem o seu nicho de mercado! Portanto, faça sua pesquisa e se prepare com a estratégia de marketing digital!
Depois disso, você terá a oportunidade de colocar os principais gatinhos mentais em ação, e com isso, orientar o comportamento de compra de seus potenciais clientes.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os principais gatinhos mentais, então, continue em nosso site e confira muito mais!
Deixe um comentário