O que é SEO – Aprenda a otimizar o seu site
Muitas pessoas que estão iniciando no marketing digital se perguntam: O que é SEO?
Bom, SEO, nada mais é do que um conjunto de técnicas projetadas para aumentar a visibilidade de um site, melhorando a colocação nos resultados orgânicos em um mecanismo de pesquisa.
Para ajudar você a entender mais sobre o que é SEO, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é SEO?
O que é SEO? SEO é um acrônimo em inglês que significa Search Engine Optimization e, traduzido, significa “otimização dos mecanismos de pesquisa”.
Ou seja, nada mais é do que técnicas usadas em um site para elevar sua classificação no mecanismo de pesquisa mais famoso: O Google.
O SEO tem se tornado cada vez mais popular justamente porque é através de uma melhor colocação no Google que um blog pode gerar renda sem precisar investir em anúncios pagos.
Abaixo, eu separei as melhores técnicas de SEO que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo!
Melhores técnicas de SEO
1 – Concentre-se no assunto e identifique as palavras-chave
Quando a ideia de um novo post ou nova página estiver pronta, o primeiro passo é pesquisar as palavras-chave que melhor descrevem o conteúdo que queremos produzir.
Para escolher as melhores palavras-chaves para um artigo, devemos levar em consideração alguns fatores:
- Clareza: as palavras-chave que melhor identificam o problema, sem deixar mal-entendidos com outros tópicos.
- Popularidade: recebendo um bom número de pesquisas.
- Consistência com o seu nicho: não faz sentido usar super-palavras-chave que não sejam refletidas no interesse do seu nicho
Graças às ferramentas de palavras-chave, como o Ubbersuggest, você pode ver quantas pesquisas foram feitas para uma ou mais palavras-chave e suas combinações mais relevantes.
Além disso, você pode usar essas ferramentas para encontrar algum sinônimo para inserir no seu texto para ampliar a riqueza de significado.
2 -Aproveite as palavras-chaves de cauda longa
O conceito de cauda longa foi cunhado por Chris Anderson em referência à tendência da economia de abandonar os “poucos produtos e poucos mercados” para mudar para os nichos.
Aplicado ao SEO, a cauda longa refere-se a uma estratégia muito útil: foco em palavras-chave muito específicas, com altas taxas de conversão e pouca concorrência, compostas por mais de três palavras.
Qualquer estratégia de SEO vencedora usa a técnica de cauda longa. De fato, essa é a melhor maneira de ficar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa.
O conceito é simples. Vamos dar um exemplo:
A palavra-chave “sapatos” tem um volume de pesquisa muito maior do que a palavra-chave “onde comprar sapatos femininos”, mas isso não tem um valor real para o posicionamento.
Se eu sou uma loja de calçados femininos, na verdade, meu interesse é interceptar o tráfego orgânico específico que pretende comprar sapatos em uma loja na minha cidade.
Além disso, a concorrência dos concorrentes que tentarão se posicionar para a palavra-chave “onde comprar sapatos femininos” certamente será menor do que para “sapatos”.
A vantagem de usar a técnica de cauda longa é dupla:
- Você pode alcançar uma audiência com intenções específicas.
- A concorrência é menor (e, portanto, os custos de SEO são mais baixos, em termos de dinheiro ou tempo).
E não somente.
Se você pensar um pouco, ao tentar se posicionar para “onde comprar sapatos femininos”, você já estará trabalhando para se posicionar também para as palavras-chave “onde comprar sapatos”, “sapatos femininos” e “sapatos”.
Ou seja, vale a pena!
3 – Escreva um título otimizado e persuasivo
O título de um blog ou página representa um dos aspectos mais importantes para alcançar o SEO perfeito.
Uma publicação que ocupa a primeira posição nos mecanismos de pesquisa possui um título estruturado de acordo com alguns critérios específicos e não pode ser negligenciado em uma estratégia de SEO.
O título é a parte mais importante de uma postagem, pois é exatamente aí que você começa a inserir as palavras-chave que identificou na primeira fase da pesquisa.
Além disso, pense que, em média, 8 em cada 10 pessoas lerão apenas os títulos de suas postagens, enquanto apenas 2 em cada 10 continuarão lendo o restante do conteúdo.
Mas, como escrever títulos que convertem o maior número possível de usuários e otimizam o SEO?
Siga estas regras básicas de SEO:
- Escreva um título com no máximo 70 caracteres, para evitar ser “cortado” nos resultados da pesquisa.
- Digite as palavras-chave no título, tentando classificá-las da esquerda para a direita por importância.
- Mantenha o título “natural”.
Dica: para ter boas ideias, vá até o Google e veja o que seus concorrentes estão fazendo.
4 – Otimize conteúdo e subtítulos
Algumas pessoas preferem escrever o conteúdo primeiro e depois o título. Isso é bom? Depende, mas se você não estiver muito familiarizado com o tópico, escreva o título primeiro.
Dessa forma, você terá claro como estruturar o conteúdo e não correrá o risco de ignorar as expectativas que o título deu ao leitor.
Existem inúmeras técnicas, métodos e exemplos de como estruturar conteúdo eficaz e otimizado.
A introdução é a parte mais relevante, tanto do ponto de vista de SEO quanto persuasivo.
Digite a palavra-chave principal (destacando-a em negrito) e pelo menos 2 ou 3 palavras-chave secundárias na introdução.
No restante do conteúdo, você deve inserir sistematicamente palavras-chave com uma densidade de cerca de 1/100 (uma combinação de palavras-chave a cada 100 palavras).
Mas tome cuidado para não exagerar! Os mecanismos de busca desejam qualidade e naturalidade, nada de otimizar demais!
Para um bom SEO, insira a palavra-chave também nos subtítulos.
Aqui também, no entanto, não exagere. Basta colocar a palavra-chave principal no primeiro subtítulo (H2) e usar os outros subtítulos para inserir as palavras-chave secundárias.
5 – Faça seus URLs de SEO amigáveis
O próximo passo para uma otimização básica de SEO é simples e consiste em criar o URL da página ou postagem manualmente, ou seja, sem usar o URL que o WordPress gera automaticamente.
Basta clicar no URL no painel do WordPress e modificá-lo usando uma das técnicas mais recomendadas:
Componha o URL usando as principais palavras-chave do título, separadas por traços.
6 – Use a tag Alt nas imagens
Um pequeno truque adicional para otimizar seu conteúdo em SEO é aproveitar a tag alt das imagens (o “texto alternativo” que aparece na janela de edição de imagens do WordPress).
Os mecanismos de pesquisa consideram o texto alternativo um fator relevante para o posicionamento, e não apenas para pesquisas de imagens (onde a gravidade específica é obviamente maior), mas também, e acima de tudo, para o conteúdo que você está propondo.
É importante que a primeira imagem da página tenha essas duas características:
- Descreva o conteúdo
- Contém a palavra-chave principal como a tag alt da imagem
As outras imagens na página, no entanto, devem conter as palavras-chave secundárias selecionadas anteriormente.
Conclusão
Como você pode ver, saber o que é SEO não é difícil. Além disso, colocar em prática as técnicas básicas será muito bom para o seu negócio online.
Aos poucos, colocando em prática tudo o que foi tratado nesse artigo, você começará a ver os resultados chegarem.
Gostou de saber mais sobre o que é SEO? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Deixe um comentário