O Que É Nicho? 4 Dicas Para Te Ajudar A Escolher
Encontrar um nicho de mercado lucrativo deve ser, na minha opinião, o primeiro passo na criação de um negócio online.
De fato, é inútil ter toda uma estrutura construída quando não sabemos para que tipo de clientes recorrer. E, como consequência, não conseguir estabelecer uma comunicação correta para envolvê-los.
Para ajudar você a entender mais sobre um nicho de mercado, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é um nicho de mercado?
Um nicho de mercado é um segmento de mercado em que existem poucos concorrentes com alta demanda. Isso faz com que a lucratividade seja alcançada mais rapidamente.
Em síntese, aqui estão algumas vantagens de escolher um nicho de mercado:
- Baixa concorrência ou ausência de concorrentes
- Conseguir se tornar um especialista no assunto rapidamente
- Posicionamento do blog nos mecanismos de pesquisa (como o Google) mais facilmente
Vale lembrar que existe uma relação entre nicho e palavras-chave. Cada tipo de nicho está associado a palavras-chave específicas.
Palavras-chave são as palavras e frases que os usuários escrevem quando solicitam uma consulta (pesquisa) ao mecanismo de pesquisa (Google) sobre um assunto de seu interesse.
Várias palavras formam frases-chave. Isso expressa uma necessidade, um interesse ou a resolução de um problema.
Entender um pouco mais sobre palavras-chaves e seu volume de busca certamente ajudará você a entender mais sobre o que é um bom nicho de mercado.
De fato, quanto maior a concorrência em um nicho de mercado, maiores são os potenciais de lucro. Por isso, é interessante unir o útil ao agradável: nichos com alta demanda, mas que atendam a uma necessidade especifica dos leitores.
Aqui está uma pequena lista dos nichos de mercado mais rentáveis atualmente:
- Marketing digital
- Finança
- Seguros
- Jogo de poker
- Moda
- Viagens
- Tecnologia
- Emagrecimento
Esses são apenas alguns dos nichos de mercado mais rentáveis atualmente. Contudo, para que você possa ter sucesso a longo prazo, precisa avaliar os fatores, que nem sempre possuem relação com lucratividade.
Abaixo, eu preparei algumas dicas que certamente podem lhe ajudar a escolher sabiamente um nicho de mercado.
4 dicas para escolher um bom nicho de mercado
Encontrar um nicho de mercado é uma tarefa bem complexa. Por isso, recomendo que você gaste um pouco de tempo pensamento sobre isso.
Lembre-se de que, escolher um bom nicho é fundamental para o sucesso de seu negócio, por isso, não vale a pena negligenciar essa etapa importante.
1. Escolha um nicho pelo qual você seja apaixonado e conheça bem
Quando você escolhe um nicho para lidar, não pode falar sobre coisas que não conhece e pelas quais simplesmente não gosta. Você deve dar a seus leitores a impressão de colocar seu coração e alma naquilo que propõe.
Gerenciar um negócio online é um trabalho de verdade. Mas também é um trabalho muito difícil. A pesquisa contínua para aprender novos conhecimentos a serem transmitidos aos seus leitores é fundamental. Você deve transmitir conhecimento a outras pessoas.
Contudo, se você escolher um nicho de mercado pelo qual você é apaixonado, haverá ainda mais valor agregado no que você oferecer.
O blog é uma expressão da sua pessoa! Não caia na armadilha de falar sobre tópicos que estão na moda, mas que não têm nada a ver com você. Você arruinaria todo o bom trabalho que fez.
De fato, com a publicação de conteúdo valioso, você adquirirá autoridade aos olhos de seus leitores. Esta é uma etapa fundamental se você deseja ganhar muito dinheiro com isso.
2. Um nicho em que você consiga agregar valor
Por que as pessoas deveriam ler o que você escreve? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas é um pilar do seu trabalho. Se você não encontrar uma resposta aceitável e coerente, não deve continuar.
Mas vamos tentar responder a essa pergunta juntos: certamente você precisa escolher um nicho de mercado que envolva um grande número de pessoas. Além disso, é bom escolher um assunto que tenha um valor funcional.
Um valor funcional pode ser obtido através da criação de conteúdo que visa solucionar um problema prático ou intelectual.
Vou esclarecer tudo com um exemplo. Se o seu blog é sobre perda de peso, você vai falar sobre as ultimas novidades desse setor. As principais dietas e as novas formas de obter o corpo ideal correto? Esta é uma informação útil para o leitor.
3. Um nicho que muitas pessoas estejam interessadas
Como eu disse no começo, falar sobre tópicos empolgantes e que você goste é um bom começo, mas não é suficiente.
De fato, também é importante analisar se existe um número razoável de pessoas interessadas nesse um nicho de mercado. Para fazer isso, você precisa analisar os volumes de pesquisa das palavras-chave.
Você pode fazer isso consultando, por exemplo, o Google Trends, que mostra o volume de pesquisa nos últimos dias, meses e anos. Além de mostrar em quais regiões as pesquisas são mais recorrentes (isso pode te ajudar se você deseja abrir um negócio offline também).
Vou continuar com o exemplo. Digamos que você esteja interessado em falar sobre emagrecimento. No Google Trends, você pode colocar a palavra-chave: “como perder peso” e ver se há pessoas suficientes interessadas no assunto.
Se sim, isso é um ótimo sinal! Afinal, você tem pessoas que possuem um problema que precisa ser resolvido pelo seu negócio online!
4. Um nicho sempre-verde
O que é um nicho sempre-verde? Um nicho sempre-verde é um tipo de nicho que permanece atual ao longo do tempo. Isso permite que você escreva conteúdo que ainda será válido mesmo depois de um ano ou cinco anos. Talvez seus conteúdos precisem apenas de uma pequena atualização.
Além disso, seu blog ganhará valor ao longo do tempo. Se você escreveu um conteúdo valioso, sempre haverá pessoas que clicarão no seu conteúdo. Porque as informações desses conteúdos ainda serão válidas, úteis e atuais.
Vou dar um exemplo esclarecedor. Você vai abrir um site de notícias local, da sua região. Escusado será dizer que você sempre deve adicionar novo conteúdo dia a dia, hora a hora.
Isso porque, esse conteúdo não será mais atualizado em comparação a semana anterior, por exemplo. E, portanto, eles não terão mais utilidade no futuro imediato.
Dessa forma, é muito mais vantajoso buscar por nichos onde o conteúdo pode ser criado, postado e reutilizado. Assim, você continua gerando renda com um artigo, por exemplo, que criou a 2 anos. Isso se chama renda passiva!
Conclusão
Para ter sucesso a longo prazo, expanda esse nicho de mercado. Com novos conteúdos diariamente, afim de satisfazer o potencial cliente. Sei que você irá gastar bastante tempo com isso, mas certamente não se arrependerá.
De fato, administrar um blog ou site é um compromisso constante todos os dias. Não encare isso como um passatempo. Mas encare isso como algo profissional.
A criação de um negócio online leva tempo, mas uma vez bem estruturado, você poderá ganhar dinheiro enquanto dorme!
Se você deseja saber como criar um negócio online, não deixe de clicar aqui para saber mais!
Gostou de saber mais sobre como escolher um nicho de mercado? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Deixe um comentário